informação



Plano de Contingência em contexto de Pandemia de COVID-19 - Fase 3

De acordo com o definido no primeiro Plano de Contingência para Prevenção e Controlo da Covid-19 da Espaço Municipal, o mesmo tem sido um instrumento dinâmico e flexível, de forma a acompanhar a realidade da doença e da empresa no contexto municipal e nacional.

A Maia é um dos Concelhos da Área Metropolitana do Porto com mais baixa taxa de incidência da doença. Ainda assim, os dados demonstram o aumento de Novos Casos Confirmados de infeção por Covid-19 desde meados do mês de agosto.

Constata-se que, apesar do abrandamento de casos confirmados e da descida acentuada de casos ativos em junho e julho, a curva logarítmica de casos confirmados manteve-se ascendente e, desde meados de agosto, o constante crescimento de casos confirmados e a concomitante subida de casos ativos, suscita novas e mais rigorosas medidas de controlo e mitigação.


No País e no Conselho vive-se, ainda, o Nível de Risco mais elevado, representado a vermelho, ao qual corresponde a “mitigação” como resposta. De facto, na Fase de Desconfinamento, que acompanhou o final do Estado de Emergência à Situação de Calamidade em quase todo o país, o número de contágios e o número de casos ativos decresceu; porém foi um período muito curto, não permitindo que verdadeiramente se passasse à fase de Recuperação,

 

Anexo: PLANO DE CONTINGÊNCIA EM CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID-19 | FASE 3