informação



Projeto SOCIAL GREEN – Interreg Europe

Participação da Espaço Municipal na 5.ª Reunião Transnacional em Alba Iulia, Roménia, 12 e 13 de junho de 2018

 

Nos passados dias 12 e 13 de junho, a Espaço Municipal participou, sob convite da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), na 5.ª Reunião Transnacional do Projeto SOCIAL GREEN – Interreg Europe, realizada na cidade de Alba Iulia, Roménia, na qualidade de entidade parceira / “stakeholder”, gestora do parque de habitação social do concelho da Maia e promotora de um conjunto de intervenções de reabilitação de edifícios de habitação social, financiáveis através candidaturas no âmbito da eficiência energética.

O SOCIAL GREEN é um projeto de financiamento europeu que faz parte dos programas de melhoria de políticas focados na promoção da economia de baixo carbono. Com base na cooperação inter-regional, visa abordar, de forma integrada, duas temáticas que têm vindo a merecer uma crescente preocupação social na Europa: habitação precária e eficiência energética.

Com uma duração de 5 anos (de abril de 2016 a março de 2021) e com um orçamento de mais de 1 milhão de euros do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), este projeto visa melhorar os instrumentos de política regional que ligam o setor da habitação social à pobreza energética, através de intervenções ecológicas em edifícios, a nível político, institucional, financeiro e técnico.

O consórcio do projeto inclui 8 parceiros de 6 países (Portugal, Espanha, Croácia, Estónia, Suécia e Roménia), cuja cooperação inter-regional permitirá a identificação, partilha e transferência de metodologias, processos e boas práticas inovadoras no desenvolvimento e implementação de políticas “verdes” no setor da habitação social, destinadas a serem aplicadas em novos edifícios e na reabilitação de edifícios existentes.

Para isso, contará com o apoio científico e técnico de profissionais, além do envolvimento de municípios, agências de energia e autoridades de gestão, cuja atividade se concentrará na organização de visitas de estudo, oficinas de boas práticas e reuniões de grupos de interesse local, bem como com outros eventos de disseminação.

Recentemente, a Espaço Municipal submeteu um conjunto de candidaturas a fundos europeus para a reabilitação dos empreendimentos do Sobreiro (blocos e torres), Maia I e Maia II, no âmbito da eficiência energética, tendo as mesmas merecido já aprovação por parte da Autoridade de Gestão. Algumas das fases de empreitada deverão iniciar já em 2018.

A representação da Espaço Municipal na 5.ª reunião transnacional do projeto constituiu uma excelente oportunidade para partilha de conhecimentos e experiências no âmbito das práticas de reabilitação focadas na eficiência energética, bem como para a identificação de dificuldades e oportunidades, perspetivando a execução das intervenções a promover a curto prazo no Bairro do Sobreiro e nos empreendimentos Maia I e Maia II e a definição de novas políticas e quadros de referência estratégicos.

Para além das reuniões de trabalho, o evento foi muito enriquecedor do ponto de vista do contacto com outras realidades e modelos de habitação social, no espaço europeu, sendo de destacar, a este nível, a realização de visitas de estudo a empreendimentos de habitação social promovidos pelo município de Alba Iulia, bem como a apresentação de novos projetos locais de construção de novos conjuntos habitacionais energeticamente eficientes.

Se quiser saber mais sobre o projeto SOCIAL GREEN, pode consultar a respetiva página de Internet, através deste LINK.

Deixamos, de seguida, algumas fotografias que ilustram a participação no evento.