informação



Reabilitação do Bloco 27 do Bairro do Sobreiro

Execução da candidatura NORTE-05-4943-FEDER-000016

Regeneração socioeconómica e física de comunidades e zonas desfavorecidas

 

Em agosto de 2017, a Espaço Municipal iniciou uma empreitada de reabilitação do Bloco 27 do Bairro do Sobreiro, localizado no centro da cidade da Maia. Para efeitos da execução da intervenção, a Espaço Municipal promoveu, com sucesso, uma candidatura ao Programa Norte 2020, no âmbito do Aviso N.º NORTE-43-2016-24, “Apoio à regeneração física, económica e social das comunidades desfavorecidas em zonas urbanas e rurais”. O Aviso tem enquadramento no Eixo Prioritário 5 - Sistema Urbano do Programa Operacional Regional Norte, Objetivo Temático 9 - Promover a inclusão social e combater a pobreza e qualquer tipo de discriminação, Prioridade de Investimento 9.8/9b - Apoio à regeneração física, económica e social das comunidades desfavorecidas em zonas urbanas e rurais.
Esta operação inscreve-se no âmbito de uma estratégia e de um processo de regeneração faseado da globalidade do conjunto habitacional construído no final da década de 70 do século passado pelo ex-Fundo de Fomento à Habitação, englobando a reabilitação física dos edifícios e dos espaços de utilização pública e respetivas infraestruturas, bem como a dinamização de diversas ações de natureza imaterial no quadro da inclusão social.

A estratégia de regeneração do Bairro do Sobreiro e, por inerência, também da operação de reabilitação do Bloco 27, visa:
1. Qualificar o ambiente urbano e aumentar a qualidade de vida das populações;
2. Promover a coesão e a inclusão sociais e a integração e a igualdade de oportunidades das diferentes comunidades;
3. Aumentar o conforto térmico das habitações.

Concretamente, a intervenção visou promover a reabilitação da envolvente exterior (fachadas e cobertura) e das zonas comuns (entrada e acessos verticais) do Bloco 27, implantado à face da Alameda das Tílias, sob número de polícia 141. De salientar as medidas de introdução de isolamento térmico ao nível das fachadas e da cobertura, a renovação da cobertura, eliminando painéis de fibrocimento com amianto, a aplicação de uma nova fachada ventilada com placas de cimento reforçado com fibras, com baixa manutenção e grande durabilidade e a substituição das caixilharias por novas de alumínio com vidro duplo e melhor desempenho térmico.

Esta intervenção dá sequência à estratégia de reabilitação integrada do edificado do Bairro do Sobreiro, iniciada anteriormente com as obras de reabilitação executadas nos blocos 30, 35, 36, 37 e 40, 14 e 15, com financiamento disponibilizado no âmbito do anterior quadro comunitário, correspondente ao Aviso N.º 01-10-02-41-15 - RERU/1/20142014 - EP IV (Overbooking), operação NORTE-10-0241-FEDER-000761.
Com contrato assinado em julho de 2017, a obra foi iniciada no mês de agosto de 2017. A empreitada de reabilitação foi concluída em 11 de dezembro de 2017, tendo um custo total de €119.634,20, dos quais €99.635,79 corresponderam a comparticipação comunitária do Programa Operacional Norte 2020.
 
PROJETO FINANCIADO PELO

 

 

Veja algumas fotografias após a intervenção de reabilitação…